O primeiro índice do mercado calculado sobre os valores reais de contratos de aluguel,
e não somente de anúncios.
Como é calculado o Índice QuintoAndar?
O Índice QuintoAndar é um índice de preços de aluguel residencial, estratificado por regiões e número de dormitórios dos imóveis. O Índice QuintoAndar não utiliza dados pessoais identificados, ou seja, trata de dados anonimizados
Quais cidades estão inclusas no Índice?
No momento, o Índice cobre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Qual a frequência de atualização do Índice?
O Índice é atualizado no início de cada mês. As atualizações serão divulgadas nesta página.
É um conjunto de indicadores que busca fornecer os dados mais precisos sobre o mercado imobiliário. O índice é inovador por ser o primeiro do mercado a ser elaborado com valores de contratos fechados de aluguel, e não de anúncios - refletindo melhor a realidade das transações. O índice QuintoAndar está disponível para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
É preciso ter um CRECI ativo e definitivo.
Não. Os imóveis poderão ser visitados por qualquer corretor QuintoAndar. Fazemos isso para aumentar a possibilidade de horários de visita e aumentar as chances do imóvel ser alugado. A visita de outro corretor não mudará o percentual de corretagem de 50% do primeiro aluguel para você!
Vamos selecionar os inscritos com base na demanda e na necessidade de cada região. Você será avisado e receberá instruções sobre o funcionamento da ferramenta de gestão de imóveis.
Para receber 50% do primeiro aluguel, você será responsável por cadastrar o imóvel para o proprietário na plataforma do QuintoAndar e assessorá-lo de forma ativa durante o processo de locação até a assinatura do contrato. Você pode combinar com cada proprietário como vocês preferem trabalhar: ser um ponto de suporte ou então o responsável por executar todas as ações por ele. Você contará com o suporte da tecnologia do QuintoAndar, com uma plataforma para acompanhar os status dos imóveis que você cadastrou.
Não, você tem liberdade para captar os imóveis da forma como achar melhor e ter uma carteira com quantos imóveis quiser.
Sim! Os modelos de Corretor de Relacionamento e de Corretor Parceiro são independentes; você pode fazer a captação de proprietários e imóveis e continuar atendendo possíveis locatários, conforme a sua conveniência.
No momento os Corretores de Relacionamento vão atuar apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O corretor recebe o valor da metade do primeiro aluguel, descontando a alíquota do imposto de renda retido na fonte. A alíquota é calculada conforme a tabela progressiva do IRRF.
O Indica Aí é o canal de indicações de imóveis potenciais para locação. Nele, os corretores podem inserir dados de um proprietário e receber o valor da indicação caso o imóvel seja publicado no QuintoAndar. No programa Corretor de Relacionamento, além de cadastrar o proprietário, o corretor deve dar assessoria até o contrato, ganhando 50% do primeiro aluguel e obtendo a exclusividade do imóvel cadastrado.
Não, pois os programas são independentes. O Corretor Parceiro é focado em atender aos inquilinos, realizando as visitas aos imóveis de interesse. Já o Corretor de Relacionamento atende apenas ao proprietário, desde o cadastro até a assinatura do contrato de aluguel.
Veja a apresentação com os resultados do Índice de Março de 2021
O valor médio dos contratos de aluguel mantém leve retomada. O Índice QuintoAndar de Aluguel mostra que o valor médio do m² para aluguel nos contratos fechados em São Paulo em março subiu 1,34% ante fevereiro de 2021. Já no Rio de Janeiro, a alta foi de 1,55%. No acumulado de 12 meses, o indicador segue em queda de 6,16% em SP e 1,46% no RJ.
A redução no valor médio do m² para aluguel no ano passado, que se mantém neste ano na comparação anual, não tem sido suficiente para alterar significativamente a lista dos bairros mais caros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na capital paulista, a Vila Olímpia lidera o ranking dos locais com maior preço médio e, no Rio, Ipanema encabeça essa lista.
A diferença entre preço médio do m² para aluguel em anúncios e nos contratos fechados se manteve acima de 10% no mês de março, mostra o Índice QuintoAndar. Em São Paulo, a diferença ficou em 10,26%, enquanto, no Rio de Janeiro, ela fechou o mês passado em 14,17%.
Nosso estudo mostra que, durante a pandemia, a queda nos valores de contratos fechados não foi acompanhada por queda de valores de anúncios.
Navegue
Como funciona
Sobre o QuintoAndar
O primeiro índice do mercado calculado sobre os valores reais de contratos de aluguel, e não somente de anúncios.
Resultados dos outros meses:
Resultados dos outros meses:
Veja a apresentação com os resultados do Índice de Março de 2021
Acesso ao conjunto de dados
Tenha acesso a tabela com todos usados em nossos índices e estudos.
Nosso estudo analisa o impacto da alta do IGP-M em um cenário de queda dos valores de aluguel e busca entender seus efeitos sobre os reajustes e rescisões.
Fale com nosso time de Imprensa.
Tem dúvidas ou deseja entrar em contato para saber mais sobre nossos dados?